top of page

Como melhorar o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down

O desenvolvimento motor pode ser descrito como um processo natural que altera o comportamento de um indivíduo, podendo ser influenciado por diversos fatores como o nível de exigência da tarefa a ser executada, a sua predisposição genética ou fatores relacionados ao ambiente no qual o sujeito cresceu e se desenvolveu. Assim como as oportunidades e os estímulos aos quais foram submetidos ao longo desse período.

O Desenvolvimento Motor em uma criança com SD se dá de uma forma muito particular e cada uma com suas especificidades.

Por isso, é muito importante que a criança comece a ser estimulada desde cedo para ter a melhor qualidade de vida possível. Se devidamente estimulada e acompanhada, a vida das crianças será cheia de alegrias e conquistas.

Então, no post de hoje vamos falar sobre algumas atividades importantes que podem ajudar a melhorar o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down

1- Brincadeiras e atividades físicas: Uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down é através de brincadeiras, incluindo aqui as que envolvem a prática de atividades físicas. As brincadeiras fortalecem os músculos dos pequenos e melhoram a postura e o conhecimento do próprio corpo.

2- Atividades manuais: O desenvolvimento motor dos pequenos com síndrome de Down também pode ser estimulado com atividades manuais, tais como pintura, reciclagem, artesanato e jogos (como de encaixe e montagem, por exemplo). Dessa forma, eles desenvolvem a chamada coordenação motora fina, que é a capacidade de fazer movimentos coordenados, pois essas atividades treinam o controle dos músculos finos. Além da coordenação, atividades manuais também ajudam na melhora da concentração, da criatividade e na descoberta de novas habilidades.

3- Fisioterapia para o desenvolvimento motor: Outra atividade que pode melhorar muito o desenvolvimento motor dos pequenos com Down são as atividades de fisioterapia, realizadas por um especialista. Se feitos desde o nascimento, a fisioterapia auxilia no fortalecimento muscular dos bebês, ajudando-os em seus primeiros movimentos, como sustentar o pescoço, engatinhar, sentar e ficar em pé. Ainda após a infância a fisioterapia pode beneficiar os indivíduos com Síndrome de Down, trabalhando questões de equilíbrio, coordenação e autonomia.

Depois de todas essas dicas, deu para ver que o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down pode e deve ser estimulado, não é mesmo? O importante é que os pequenos tenham acesso aos seus direitos essenciais: se desenvolverem com saúde, serem integrados na sociedade e serem muito felizes!


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page